10 Motivos para Fazer o Acompanhamento Nutricional na Gestação
- Graciele Beseke
- 26 de fev.
- 2 min de leitura
A nutrição durante a gestação vai muito além de “comer por dois”. Aliás não é necessário comer por dois e, sim, comer melhor. Por ser um período de grandes mudanças no corpo da mulher, uma alimentação adequada faz toda a diferença para a saúde da mãe e do bebê.
Veja 10 motivos pelos quais o acompanhamento nutricional é essencial na gestação:
1. Suprir as Necessidades Nutricionais
Durante a gestação, a demanda por nutrientes como ferro, ácido fólico, cálcio e proteínas aumenta. O consumo adequado de carboidratos também é fundamental para garantir a energia necessária ao desenvolvimento do bebê e também da placenta. O acompanhamento nutricional garante que você esteja recebendo os nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do bebê e manutenção da sua saúde.
2. Prevenir Deficiências Nutricionais
Anemias, baixa ingestão de vitaminas e minerais e até mesmo desnutrição podem comprometer a saúde do bebê. A nutrição adequada reduz esses riscos e promove um desenvolvimento gestacional seguro.
3. Auxiliar no Controle do Peso
O ganho de peso excessivo ou insuficiente pode trazer complicações para a mãe e o bebê. Um plano alimentar personalizado ajuda a manter um ganho de peso adequado, prevenindo problemas como diabetes gestacional e hipertensão.
4. Reduzir o Risco de Complicações na Gravidez
Condições como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto prematuro podem ser influenciadas pela alimentação. Um acompanhamento nutricional adequado irá prevenir e controlar estas condições.
5. Melhorar o Bem-Estar e Reduzir Desconfortos
Sintomas como enjoos, azia, refluxo, constipação e inchaço são comuns na gravidez, mas podem ser minimizados com ajustes na alimentação. Pequenas mudanças nutricionais fazem grande diferença no dia a dia.
6. Apoiar a Saúde Mental da Gestante
A nutrição também impacta a saúde emocional. O consumo adequado de nutrientes como ômega-3, magnésio e vitaminas do complexo B contribui para a regulação do humor e previne a ocorrência da depressão pós parto.
7. Fortalecer o Sistema Imunológico
Gestantes estão mais suscetíveis a infecções devido às mudanças no sistema imunológico. Uma alimentação rica em antioxidantes e nutrientes essenciais, somado à suplementação individualizada, fortalece a imunidade e protege tanto a mãe quanto o bebê.
8. Preparar o Corpo para a Amamentação
A nutrição na gestação influencia a produção de leite materno. Um acompanhamento adequado garante reservas nutricionais que favorecem a amamentação e a melhor recuperação pós-parto.
9. Orientar Sobre Alimentos e Bebidas Contraindicadas na Gestação
Alguns alimentos e bebidas são contraindicados durante toda a gestação e outros necessitam de um consumo moderado em algumas fases, como os alimentos ricos em flavonoides no terceiro trimestre. Um bom acompanhamento nutricional fornece todas as informações necessárias para que nenhum alimento coloque a gravidez em risco, considerando que alguns alimentos possuem, inclusive, potencial abortivo.
10. Influenciar a Saúde do Bebê a Longo Prazo
Já é comprovado que os hábitos alimentares da mãe impactam a saúde futura do bebê. Uma nutrição equilibrada reduz o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares na infância e na vida adulta.
Um acompanhamento nutricional personalizado garante que você e seu bebê tenham a melhor experiência possível.
Viva esse momento com mais segurança e bem-estar.




Comentários